21
ago
2014

4 museus automobilísticos que você precisa conhecer

O brasileiro é um povo apaixonado por carros e só quem sente essa paixão compreende toda a beleza e todo o prazer de conhecer a fundo o mundo automobilístico. Quanto mais vivenciamos e nos interessamos pelo veículo em todas suas nuances, pintura, design, mecânica e elétrica, mais queremos aprender sobre eles. E para as pessoas que compartilham esse amor, existem diversos museus incríveis espalhados pelo planeta. Modelos antigos, história do automobilismo, carros exóticos, a evolução dos traços: é possível observar de tudo um pouco aqui e a diversão é mais que garantida. Quer saber quais são aqueles que você não pode deixar de ir? Confira a seguir:

Cité de l”Automobile – França

Distante apenas 15 quilômetros da fronteira com a Alemanha fica esse que é o maior museu sobre o tema na Europa. Numa área de 25 mil metros quadrados, essa grande atração turística é parada obrigatória para aqueles que amam carros. Oriunda de uma coleção particular iniciada por dois irmãos após a segunda guerra mundial, ele agrupa 650 automóveis dos quais 450 ainda estão em pleno funcionamento. Também encontram-se aqui algumas motos, barcos e bicicletas, mas o forte mesmo são os incríveis automóveis raros e suas peças.

A coleção é dividida entre aventura, corrida e obras de artes e já recebeu mais de 20 milhões de visitantes. O imenso salão conta inclusive com o primeiro fusca fabricado pela Volkswagen. É imperdível.

museu-da-frança

Museu Nacional do Automóvel – Brasília

Embora pequeno e sem uma grande gama de funcionários, esse museu tem uma preocupação pouco peculiar para o tema: se preocupa mais em exibir a história dos carros do que propriamente entulhar modelos e atrair olhares. Para quem tem preocupação informativa e didática sobre automobilismo, esse é o lugar para ir. Você acha veículos, peças, acessórios, literatura e todas as referências possíveis por ali. Fala inclusive sobre a história dessa indústria no país, sendo um ponto interessante para quem quer aprender mais sobre o assunto.

museu-de-brasilia

Museu do Automóvel de Curitiba – Curitiba

Originado como um desdobramento do Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná – CAAMP –, esse museu foi fundado em 1976 e hoje é referência sobre carros no país. Os associados do CAAMP expõem aqui seus veículos e, além disso, o museu possui acervo próprio de 150 automóveis, expostos de forma itinerante em suas 80 vagas. Agrega também motos, bicicletas e diversas curiosidades mecânicas, além de uma biblioteca especializada no tema.

museu-de-curitiba

Museo Historia de La Automoción – Espanha

Localizado em Salamanca, esse é o museu mais importante sobre carros da Espanha. Inaugurado em 2002, possui mais de 100 automóveis em seu acervo e é divido em núcleos que contam a história e evolução dos carros, desde os tempos mais remotos do automóvel a vapor até os dias modernos de hoje, com automação e design aerodinâmico.

museu-da-espanha

Se você é apaixonado por carros, precisa conhecer esses locais. Além de poder observar modelos raros e incríveis, você poderá entender um pouco mais da história dessa verdadeira saga que se tornou um amor para tantos. Dos modelos mais antigos aos carros mais modernos, sempre há o que ver e aprender. Pise fundo em direção ao conhecimento!


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.