10
mar
2014

Baliza difícil? Conheça os acessórios que te ajudam a estacionar

Você pode ter aprendido na autoescola a baliza em teoria, e deu sorte de acertá-la no dia do exame da carteira de motorista. Mas na vida real a coisa já não é assim. Talvez você seja do tipo que evita estacionar em vagas apertadas, e até prefere parar o carro mais longe, sempre adjacente a uma garagem, para ficar mais fácil de sair.

Mas isso termina agora! Já é hora de dirigir como gente grande. Não há nada de errado, claro, em usar a ajuda de alguns acessórios.

O radar da baliza

Um sensor de estacionamento é acionado sempre que você engata a ré (talvez as aulas da autoescola estejam apagadas da sua memória, mas sim, fazer baliza exige engatar a marcha a ré). O sistema faz disparar um alarme sonoro crescente que detecta a distância de 1,8 metro a 30 cm do meio-fio ou outro obstáculo. Quanto mais perto você estiver, mais rápido toca o alarme.

Para ficar ainda mais fácil, alguns modelos vêm com um display que também informa a distância no seu painel. Basta instalar quatro sensores no para-choque traseiro, diminuindo e muito o risco de seu carro bater em outro. Quer mais? Este sensor aqui tem uma câmera com um ângulo de 120 graus para você literalmente ver para fora do seu carro. Ah, mas e se estiver chovendo? Os engenheiros pensaram nisso. A câmera é à prova d’água.

Somente para seus olhos

Se você acha o sensor algo estridente demais, pode pensar em comprar esta câmera de ré. Por emitir luz infravermelha, ela capta imagens com nitidez mesmo quando está escuro, sendo ideal para quem dirige muito à noite. Para facilitar suas manobras, ela projeta uma régua sobre a imagem, permitindo uma melhor noção da distância dos objetos.

Além de facilitar suas balizas, usar esta câmera pode evitar acidentes com crianças. A conexão de vídeo dela é do tipo RCA, compatível com qualquer DVD, GPS, monitor ou qualquer dispositivo de tela que possua essa entrada de vídeo. A câmera é bem discreta e custa menos do que você imagina.

Avise quem vem vindo

Muitas vezes, a desatenção pode resultar em colisões traseiras. Se você precisa de uma forcinha na hora da baliza, sabe como existem apressadinhos por aí. Para evitar acidentes, o melhor é avisar bem sua intenção de fazer baliza, e isto é mais do que fazer sinal de braço (especialmente à noite). Uma  opção é instalar um pisca para retrovisor colorido e chamativo, que além de tudo dá uma turbinada no visual do seu carro.

Baliza

Confira alguns vídeos de pessoas estacionando! (de forma correta e outras nem tanto)

 

 

 

 

Queremos agora saber de você: quais seus hábitos na hora de fazer baliza? E que equipamento faz a diferença? Conte para a gente nos comentários. E visite o site da Tuning Parts.

 


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.