14
nov
2014

Carros do Futuro: Segredos dos Próximos Automóveis

Desde quando surgiram os cinemas começou a exploração da indústria cultural sobre como serão os carros do futuro. Nos filmes do James Bond há tecnologias relacionadas à segurança e ao fantástico, como aquele automotivo que vira submarino, por exemplo. No desenho The Jetsons, da década de 60, os veículos não trafegam na estrada, mas flutuam no ar, causando verdadeiro congestionamento nos céus.

Em termos práticos é impossível saber com máxima exatidão as características dos carros do futuro no globo terrestre. Isto porque neste exato momento há laboratórios ultramodernos trabalhando em novidades tecnológicas que modificam estruturas automotivas completamente.

carros-do-futuro

Direção Automática: Carros do Futuro

Sem dúvidas a grande esperança de entusiastas por carros do futuro está na direção automática, que trafega longos trajetos sem o menor esforço por parte dos usuários.

Nos Estados Unidos existem testes em sensores capazes de trabalhar com exatidão, graças às rotas traçadas e seguidas via conectividade na rede mundial de computadores, conhecida como internet, popularmente. Aliás, a web vai estar interligada na grande parte dos carros do futuro.

Tecnologia de Ponta

Tecnologia de ponta faz parte da perspectiva. Exemplo clássico sobre como mercado muda está na evolução dos sons dentro de automotivos.

Em tempos antigos o motorista tinha que se contentar ao usar toca-fitas e caixas com sonoridade em modo mono. Nos dias de hoje, centrais multimídias não apenas salvam as músicas ou os vídeos da internet como também trabalham com GPS, câmera-ré, entre outros recursos que ajudam à vida dos motoristas.

Imagine então como será a central multimídia dos carros do futuro! De maneira provável haverá amplificadores potentes à parte interna e vidros que isolam o som para não causar poluição sonora.

carros-do-futuro

Comodidade

A evolução aos carros do futuro também segue no caminho do conforto. Do jeito que a tecnologia caminha, os bancos devem se ajustar à medida dos motoristas automaticamente, ou conforme medidas programadas por quem comanda o computador de bordo.

Imagine estar em estrada deserta, com o sol do meio-dia! Surge aquela sede inesperada, que deve ser saciada aos motoristas e passageiros ficarem com corpo hidratado a seguirem viagem. Mas, não há nenhum comércio por perto para comprar água.

Nos carros do futuro, a água dentro dos canos de escapamentos será própria ao consumo, por ser produto potável de automóveis movidos a hidrogênio.

Questão de Software

Motoristas do presente por vezes possuem problemas para atualizar software, como logo após a pane elétrica, fator que prejudica desempenho ao ponto de falhar inclusive a partida. Mas, esta é problemática atual, porque à evolução da tecnologia quase não haverá erros neste sentido aos carros do futuro.

No Japão existem montadoras investindo em sistemas que salvam a última versão do software e corrigem problemas dentro de poucos segundos. Detalhe: A linguagem se atualiza sem avisar aos motoristas sobre a necessidade de corrigir. Especialistas indicam que esta tecnologia está próxima de fazer parte dos carros do futuro.

carros-do-futuro

Queda dos Combustíveis Fósseis

A escassez de petróleo leva ao aumento desproporcional nos preços da gasolina e do etanol. Por causa deste problema econômico, cresce o número dos investidores que implantam projetos de automóveis movidos a energia elétrica ou com outros recursos sustentáveis. Neste sentido, os carros do futuro devem funcionar com base na eletricidade.

Interessante notar o plástico (que usa petróleo no processo de produção) composto em diversas partes dos automóveis atuais, que deve sair do carro para a entrada dos derivados das fibras de plantas – produtos renováveis.

Manutenção dos Carro do Futuro

Eletrônica dos carros do futuro vai ser menos suscetível aos erros. Os sistemas dos veículos se comunicam com centrais das montadoras que mantêm manutenção em dia das partes importantes dos automotivos, graças aos serviços prestados via satélite.

Neste sentido, motoristas não precisam seguir até às montadoras para realizar determinados tipos de manutenção. Basta pagar o pacote e ter reparos online nos carros do futuro.

A velocidade da internet deve ajudar à ocorrência dos serviços velozes aos carros do futuro. Empresas atuais já realizam testes com 19 Mbps, ritmo que pode salvar filmes grandes em menos de 1 minuto.

Você pode até duvidar, mas todas as opções demonstradas no artigo estão em testes, com chances de se tornarem realidade nos carros do futuro.

carros-do-futuro

Acessórios e Carros do Futuro

Conheça os principais carros do James Bond. Neste outro artigo, compreenda quais os três modelos principais de BMW 007.

Os carros do futuro são semelhantes aos veículos que fizerem história no cinema. Quer saber quais são estes modelos? Simples, clique no link e leia maiores informações do assunto.

Neste artigo é revelado o segredo! Cinco tecnologias para tornar carros eficientes!

Você é um motorista veloz? Então vai gostar de ler: QUINZE FILMES OBRIGATÓRIOS PARA QUEM É APAIXONADO POR VELOCIDADE.

Para deixar o seu carro moderno e pronto ao futuro compre acessórios exclusivos na Tuning Parts, maior e-commerce brasileiro do ramo.

Até a próxima!


POSTADO EM Novidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.