5
ago
2013

Saiba como economizar gasolina

Uma das principais preocupações de quem tem carro é o que fazer para economizar gasolina. Entretanto, há algumas dicas simples para a despesa não pesar tanto no bolso. Confira nossa lista.

 

gasolina

 

Evite picos de velocidade
Além de perigosos para o motorista e os pedestres, acelerar e frear bruscamente são um empecilho para a economia de combustível. Tente conduzir o carro suavemente. Ao acelerar gradativamente, o motor responde com eficiência, sem consumir com exagero. Em alguns momentos, frear com calma dá ao condutor a chance de aproveitar a inércia do carro para retomar a velocidade, facilitando a economia.

Atenção às ladeiras
As ladeiras também são uma boa oportunidade de economizar. Nas subidas, acelere antes do início para não ter que pisar forte no meio do caminho. Já nos declives, mantenha o carro engrenado, acelere o suficiente e aproveite o relevo. Utilize o freio-motor para não descer desgovernadamente e para não sobrecarregar o sistema de freios quando precisar dele.

Feche as janelas
Não se recomenda andar com as janelas abertas, ainda mais na estrada. Quando o carro está em alta velocidade, a entrada do ar aumenta a resistência aerodinâmica, resultando em um acréscimo de até 10% no consumo em velocidade constante.

Evite velocidades altas
Ao dirigir na estrada, mais de 50% da energia utilizada para mover o carro é usada para superar o arrasto aerodinâmico. Quanto mais acelerar, mais você aumentará a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Trafegando entre 90 e 120 km/h, seu consumo poderá aumentar até 30%.

Limite o uso de dispositivos elétricos
Quando utilizados sem limitações, acessórios como limpadores de parabrisas, ar condicionado e faróis auxiliares podem provocar aumento de consumo de até 25%. Utilize-os apenas pelo tempo necessário.

Faça manutenção regularmente
Cheque regularmente os componentes do veículo e substitua o que for necessário. Andar com o motor desregulado, por exemplo, desgasta prematuramente o veículo e provoca aumento do consumo. Procure sempre assistência técnica autorizada.

Não carregue peso desnecessário
Se o seu carro está cheio de coisas desnecessárias, principalmente no porta-malas, faça uma faxina. Quanto mais excesso de carga, mais energia é necessária para acelerar. De acordo com um estudo da Volkswagen, um peso de 100 quilos pode significar gasto extra de até 0,3 l/100 km, em média. Cada 50 kg extras equivalem a 1% de aumento no consumo, incluindo o excesso de bagagem no rack sobre o carro – aumentando a área frontal, a aerodinâmica do veículo é reduzida. Uma boa dica é retirar os bagageiros de teto quando não estiverem sendo usados.

Atenção aos pneus
Pneus murchos estão entre as principais causas de desperdício de combustível, podendo causar aumento de 17,8% no gasto. Além disso, pneus descalibrados aumentam a área da roda em contato com o asfalto e, quanto maior a resistência ao rolamento, maior o consumo de gasolina. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, conhecidos como “verdes”, consomem até 10% menos. Quando abastecer, calibre-os.

Ar condicionado
O ar condicionado é um item indispensável para muitos motoristas, principalmente nas cidades mais quentes. Transforme-o em um aliado na economia de combustível. Após deixar o veículo estacionado sob o sol, rode com as janelas abertas para acelerar o resfriamento do habitáculo e só depois ligue o ar condicionado. Evite acioná-lo em trajetos curtos, já que é possível que o sistema mal comece a cumprir sua função.

Utilize as marchas adequadas
Tanto manter marcha baixa quando o motor está em regime de altas rotações quanto utilizar marcha alta para rodar em giros mais tímidos podem resultar em aumento de consumo de até 30%. Troque as marchas dentro da faixa de torque máximo para economizar mais – se não souber os valores, consulte o manual do proprietário. Caso o seu veículo não tenha conta-giros, troque a marcha quando notar que o motor ganhou força.

Cuidado com os acessórios
A maior parte dos acessórios feitos para enfeitar a carroceria podem gerar maior resistência contra o ar e, consequentemente, mais consumo de combustível. Itens úteis, como o bagageiro de teto, só devem ser montados quando necessário. Dê preferência aos acessórios que possuem formato aerodinâmico e ajudam a economizar, como o aerofólio e o spoiler, que pode ser dianteiro, lateral ou traseiro.

Mantenha o motor na temperatura ideal
O motor gasta menos combustível quando está aquecido na medida certa, indicada no mostrador do painel. Tente trafegar com a temperatura nessa faixa pelo maior tempo possível.

Utilize o lubrificante adequado
Dentre os tipos de óleo indicados pela montadora para o motor, opte pelo de menor viscosidade. Comparados aos óleos convencionais de maior viscosidade, os lubrificantes de baixa viscosidade ajudam a reduzir o consumo de combustível. Além disso, diminuem as emissões de poluentes na atmosfera e aumentam a durabilidade do propulsor.

Adapte sua rota
Sempre que possível, evite horários de pico e engarrafamentos. Procure caminhos alternativos – é melhor andar um pouco mais do que ficar preso no trânsito, já que manter a velocidade do carro constante ajuda a economizar gasolina. Tente resolver todas as pendências de uma só vez, evitando idas e vindas desnecessárias. Se não puder evitar o engarrafamento, mantenha o carro ligado, inclusive por questão de segurança.

Com essas dicas, o consumo de gasolina do seu veículo será bem menor. Acesse o Tuning Parts e confira produtos que o ajudarão com a manutenção de seu carro.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.