26
fev
2015

Como instalar câmera de ré – manual prático e simples

Os passos de como instalar câmera de ré são mais fáceis do que se imagina. Na prática é possível fazer todos os procedimentos sem sujar nada. Ótima notícia para quem quer colocar o acessório e sair com o carro para curtir ao invés de ficar lavando a própria garagem.

Veja como instalar câmera de ré

Neste post veja como instalar câmera de ré da marca TechOne. Ela é fantástica porque possui diversas formas de instalação. Possível instalar de modo encaixado no parachoque, trazendo aquela impressão de que este é um acessório que veio de fábrica em modelo especial de carro, e também na forma de borboleta, aplicável em cima da placa ou à parte superior do para-choque.

Infelizmente o fabricante do produto não traz as indicações na embalagem sobre como realizar a instalação. Porém, a Tuning Parts preocupada com a satisfação do cliente ensina o passo a passo de como instalar câmera de ré no para-choque.

Como instalar câmera de ré furando o para-choque?

A. Processo simples e rápido. O primeiro passo de como instalar câmera de ré é marcar o meio do para-choque com um canetão. Este é o local no qual será instalado o equipamento. Olhe de perto e de longe para saber se foi marcado o ângulo correto.

como-instalar-camera-de-re

B. O segundo passo é fazer o furo. Para realizar este procedimento serão necessárias uma furadeira convencional e a serra especial, esta já inclusa no kit dos consumidores que compraram a câmera ré na Tuning Parts. Interessante notar que a serra é do tamanho exato ao encaixe do produto.

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

C. Na sequência, nas etapas de como instalar câmera de ré, os instaladores precisam conectar a alimentação (cabo vermelho) e o plug-in de vídeo. No plug-in de vídeo tem um fio solto, de tonalidade vermelha, que precisa ser ligado no mesmo fio da alimentação.

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

D. Sequencialmente o instalador precisa colocar os fios no furo do para-choque, até sair na parte de baixo. (Não vai mais com o Fio Vermelho)

como-instalar-camera-de-re

E. O fio de alimentação também precisa passar pelo furo do para-choque.

como-instalar-camera-de-re

F. Quando chegar no limite da câmera basta encaixar no furo, que já está com tamanho correto graças ao trabalho desta serra especial.

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

G. Agora, com ajuda de uma linha o instalador passa os fios para o lado interior do porta-malas, iniciando assim a instalação à parte externa, o que requer atenção ao fio ficar esticado de modo consistente.

como-instalar-camera-de-re

H. Depois existe a necessidade de ligar a alimentação no plug-in da lanterna, exatamente nos fios positivos e negativos. Caso tenha dúvidas sobre qual o ponto positivo e negativo assista ao video do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=GguG8YzXV34&feature=iv&src_vid=1xIX0fhrqSg&annotation_id=annotation_1810241831

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

Veja como fazer um teste de polaridade!

I. Na sequencia o instalador passa o fio do vídeo pelo forro até chegar no DVD, na Central Multimídia, em monitor alternativo, GPS ou qualquer outro dispositivo para ligar a câmera de ré.

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

J. Após fazer o processo é necessário ligar no RC-IN, ou seja, na entrada reservada para a câmera ré no caso do DVD.

como-instalar-camera-de-re

K. Interessante notar que na ponta do plug-in existe outro fio vermelho positivo. Este fio deve ser ligado no fio do DVD ou da Central Multimídia.

como-instalar-camera-de-re

como-instalar-camera-de-re

L. Agora, basta colocar o aparelho no lugar. Ao observar a foto abaixo existe um DVD Pioneer 2015, que também está disponível no estoque da Tuning Parts por preços imbatíveis.

como-instalar-camera-de-re

Conheça maiores informações deste DVD Pioneer que promete revolucionar o ano de 2015 no mundo dos acessórios tecnológicos para carros.

M. Pronto, o aparelho foi instalado com perfeição. Agora é só testar na própria garagem. Ligue o monitor e engate a ré do veículo.

como-instalar-camera-de-re

N. Ao se aproximar de algum obstáculo é necessário olhar aos dados na tela que indicam se o carro está na proximidade máxima. Necessário estacionar no limite até antes do nome STOP.

como-instalar-camera-de-re

Compreenda maiores informações assistindo ao vídeo abaixo, que também se dedica em ensinar o passo-a-passo de como instalar câmera ré no para-choque do carro, na própria garagem, sem precisar de nenhum especialista:

Você sabia que câmera de ré faz parte dos 7 acessórios tecnológicos que não podem faltar em carros modernos? Quer saber quais os outros 6 itens? Simples, clique no link e leia outro post com a qualidade Tuning Parts.

O mundo tecnológico é capaz de surpreender a todos os amantes de automóveis. Conheça nossa lista com as 6 melhores câmeras ré que existem no mercado e se impressione com cada modelo espetacular.

Você sabia que hoje em dia já existe câmera ré com infravermelho e câmera menor que moeda?

Comprar câmera ré online

Agora que você já sabe como instalar câmera de ré chegou a hora de começar os procedimentos. O que? Ainda não tem este produto da TechOne? Então não perca tempo, acesse o link e faça sua compra na Tuning Parts. 

Não se esqueça de visitar as páginas da Tuning Parts nas redes sociais e o nosso siteYoutube, Facebook e Instagram.



COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • juliano ceciliano dos santos disse:

    então amigo olhei seus vídeos no you tube, e gostei muito dos vídeos demais estalei uma câmera borboleta no meu focus sedan e ocorreu tudo certo mas fico so uma duvida, a imagem apareceu normalmente. mas é normal fica aparecendo o nome stop na tela? não faz nenhum barulho ou é so acompanha pela imagem mesmo quando chega mas próximo? até chega no nome stop como vc mostro no vídeo. abraço e ta de parabéns por seus vídeo ai…

  • Arthur disse:

    Bom dia amigo excelente video explica muito bem ficando fácil fazer, me tira uma dúvida se possível, comprei um GPS que veio uma câmera junto mas quero ligar essa câmera no meu DVD, mas o cabeamento do GPS é auxiliar. Teria que mudar o auxiliar para rca, mas e o positivo que liga na na re para o DVD , posso passar outro e ligar diretamente ou preciso ligar pelo RCA obrigado

    • @Artur:

      Olá, a câmera vai funcionar, mas ela pode ter algum problema na hora que você desengata a ré, ele pode demorar para voltar, (vi um caso recente). Referente ao fio positivo, você pode puxar um direto do positivo da ré. Só não posso garantir na troca do Aux para RCA se vai funcionar. Se fizer e der certo mande algumas fotos para podermos ajudar quem tem a mesma dúvida. Obrigado e grande abraço.

    • Nei disse:

      Boa noite.. Tenho um GPS FOSTON com entrada av, então queria saber se é possível instalar nele ? e o que devo fazer com esse fio vermelho da ponta? Onde ligo ?

  • Juliano disse:

    Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, assim quando esta procurando o positivo e o negativo no plug traseiro o positivo é o que liga a luz de ré e o negativo posso fazer na lataria? E quando liga o plug na parte traseira do DVD o fio vermelho que acompanha o plug é ligado no positivo que vem da alimentação ou seja direto da bateria. Agradeço Att Juliano

  • Flavio disse:

    Bom dia.
    Como eu sei se a multimidia do carro suporta (tem entrada) para camera de ré?
    É uma RAv-4 2014, com a multimidia original que parece um tablet (toda touch).
    Não tem marca aparente e nem no manual, como faço pra descobrir?

    • @Flavio:

      Na central vai tá escrito “câmera de ré” no plug rca ou você pode ver se existe um fio roxo ou roxo com branco escrito “Rear signal reverse”. Outra opção é ver se menu existi a opção ativar câmera de ré.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • Lazaro Mota disse:

    bom dia , eu tenho um GPS comum de marca foston, eu gostaria de saber se e possivel instalar uma camera de re neste equipamento

  • Lazaro Mota disse:

    Ola bom dia, preciso de uma informaçao,: Tenho um kit Mult midia de marca caska, porem o mesmo nao da certo no meu veiculo ( Toyota Etios) gostaria de saber se e possivel instalar a camera de Re desse kit citado, em um GPS comum de fixaçao externa

  • RICARDO disse:

    estalei no meu carro mas ta ficando envertido ta mostrando o lado esquerdo do lado direito nao sei o que fazer

  • RICARDO disse:

    e o direito do lado esquerdo

  • Ramiro disse:

    Boa noite comprei recentemente a câmera de ré junto com uma tela a câmera vi que VC ensina ,mais como faço a ligação da tela ,meu rádio é simples poderia fazer um vídeo ou me explica certo como faço?

  • Luis Fernando Marques Felix disse:

    Olá estou acompanhando seus videos explicativos que me ajudaram muito tenho um Peugeot 207 sw Escapade e fiz o teste com a lampada pra descobrir positivo negativo porem no soquete achei mais que um fio positivo existe um soquete que tem dois fio juntos e um fio preto mais grosso que não liga em nada na lanterna pelo que vi, entao descartei esse fio preto e fiquei somente com esses dois que acabam em um terminal so é certo eu ligar em um fio somente como positivo ou precisa ligar nos dois juntos?
    obrigado

  • Fernando disse:

    Boa Noite , Comprei uma camera de ré , e graças ao seu video instalei e deu tudo certinho …

    Uma unica duvida que eu tenho é se tem como Ativar a camera de ré sem que pare o Som da Central Multimidia , porque por exemplo se eu estou escutando a rádio e engato a ré , o som desaparece.

    Muito Obrigado !!

    • @Fernando:

      Tudo bem? Pode ser alguma configuração no aparelho ou o aparelho já veio com essa configuração.
      Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

  • jonathan disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, uma duvida fiz a instalação como vc mostrou no Dvd pionner AVH-X1680 mais no dvd quando engato a ré a tela fica escura com a frase (ADVERTENCIA: Imagem pode aparecer invertida) fui na elétrica ja fizemos o teste de imagem e de alimentação esta tudo certinho só na função camera de ré que nao aparece e na função AV a imagem aparece perfeitamente, se poder me ajudar iria te agradecer muito, desde já obrigado

    • Benhur disse:

      @jonathan:

      Que estranho! Será que algum fio não está engatado no local errado?

    • Enzo disse:

      Atrás de seu aparelho tem uma entrada RCIN. Ré Cam in. Conecte o rca de vídeo que vem da câmera nela. Vc está usando a entrada de vídeo normal, por isto está acontecendo isso.

  • Ola Bernardo esse fio vermelho que vem junto com o plug rca é ligado mesmo na entrada de sinal da macha ré.

  • Leonardo oriel Pedrosa alves disse:

    Amigo tenhu um dvd Pioneer avh 5150 comprei uma câmera de ré borboleta e ela n vem C o fio plugar o sinal de reverse. Ou seja quando engatar a ré não vai direto p câmera tem q colocar manualmente. Eu posso puxar um fio independente e ligar nesse sinal no dvd. Q fio seria esse positivo ou negativo? . Ou tem outra maneira de resolver isso.

  • Eduardo disse:

    Consigo instalar uma câmera de ré em um tablet com android? Se ele não tiver AV posso colocar com um adaptador na saída HDMI?

  • Fabricio disse:

    Olá amigos eu comprei uma câmera de ré marca kx3 e o cabo RCA não tem aquele fio vermelho do lado como eu faço a ligação no DVD Pioneer 8580 por que já fiz a instalação e não consegui um bom resultado fica mostra uma mensagem advertência câmera pode estar invertida

  • ERNANDES MELO disse:

    Boa tarde, muito obrigado pelas informações ela foram muito importantes, só uma duvida meu aparelho é um CLARION NX700B Pajeiro Dakar, o fio vermelho junto com o Plug in, não tem fio de reverse, no caso do aparelho liguei “ativar camera de ré” , mas não funciona, será que vc consegue me ajudar. Obrigado.

  • Luciano santos disse:

    Olá amigo, otimo video minha duvida e q meu som e um hdv 910 kenwood e parece não ter o fio sinal de marcha ré ou signal reverse , então se estou assistindo dvd ou vendo o navi e engato a ré ele não dá prioridade e muda de dvd para ré.
    Qual a finalidade do fio sinal marcha ré? Se no meu aparelho não tiver tem outra forma de substituir lo? Obrigado

  • Valmir dos Santos disse:

    Estou com mesmo problema do jonathan… Instalei tudo certo quando engata a macha ré a tela fica preta e com mensagem ADVERTENCIA: Imagem pode aparecer invertida , meu aparelho é um pionner 8450…a polaridade da camera esta em bateria e modo de umagem automatico….ja tinha mudado ntsc palm secam e nada….sera que é problema na camera?

  • Celso Borges disse:

    Parabéns pelo vídeo de instalação da câmera de ré Tech One.
    Instalei uma câmera de ré em meu carro (acompanhando o vídeo)
    e a mesma não funcionou, percebi que meu cabo de vídeo não contém
    esse fio vermelho solto (No plug-in de vídeo tem um fio solto, de tonalidade vermelha), mesmo assim tentei. O que posso fazer para câmera funcionar? Ou tenho que adquirir um cabo de vídeo com esse fio vermelho solto. Existe alguma outra forma de instalação que não use esse fio vermelho solto. Outra dúvida esse fio vermelho uma ponta é ligada no positivo e a outra no “reverse” do DVD. Por favor me ajudem com essas duas questões!

    Obrigado!

  • Brunno disse:

    Fiz todos os processos corretos, no entanto meu DVD não tem esse fio reverse, ja tentei de todos os modos testei os fios todos estão tudo funcionando mais esse fio vermelho atrás do DVD que está me dando dor de cabeça, ja coloquei em todos os locais mais não da sinal. Peguei um outro fio e coloquei no GPS e funcionou.
    DVD é um P3211 Multilaser tem como me da uma ajuda onde coloco o fio vermelho atrás dele.
    Desde já agradeço.

  • RMCEBT disse:

    Instalei a câmera no meu carro, mas parece que ela ficou um pouco alta. As linhas ficam acima do chão. É possível configurar o ângulo para que as linhas fiquem corretas?

  • Carlos Witalo disse:

    Instalei uma camera de re agora, tudo esta funcionando, mas o display nao apaga automatico quando boto a marcha no neutro fica uma tela azul escrita procurando sinal e so desliga manualmente, tem um fio azul sem se conectar em nada sera q e por isso? Ou é normal??

  • mauro pedra disse:

    ola, bom dia , seus videos são muitos bom, tenho um gps multilaser com camara de re, tem como vc me mandar um passo a passo, por escrito ou tem algum lugar que posso imprimir, sabendo que sou leigo no assunto, ficaria muito feliz pois eu mesmo estou querendo colocar a câmara de re, e mais emocionante que a pagar para faazer, sabendo que tenho um corsa, 97 meu xodo.

    • Adolfo Juarez disse:

      @mauro pedra:

      Tudo bem? Nesse post que você comentou, tem o passa a passo de como instalar a câmera de ré.

      Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

  • wellington pereira disse:

    tenho um dvd pioneer 5250, instalei a camera, esta tudo ok, porém quando engato a ré, mesmo com o som desligado, ela liga o som, todos os amplificadores, aí quando desengato a ré os amplificadores desligam, o que pode estar acontecendo?

  • Douglas disse:

    Boa tarde. Adquiri um aparelho com câmera de ré incluído. Aí para efetuar a instalação tem 1 fio amarelo descrito como key switch. Precisa ligar esse fio? Ou posso somente isolar? Outra dúvida tem mais 2 fios. Um rosa, descrito como câmera de ré, onde eu o ligo? Tem um outro marrom, descrito como trava freio (GND). onde ligo esse??
    Obrigado

  • Raphael disse:

    Parabéns pelo vídeo.
    Tenho um dvd 2 din no meu corsa sedan. Mas a câmera de ré só aciona com o dvd ligado. Poderia me ajudar ?!
    Desde já agradeço

  • Paulo disse:

    Olá estalei a câmera de ré mais Condo engatou o ré fica escuro na tela do DVD Aquarius meu cabo não tem o foi vermelho para ligar atrás do rádio

  • Diomar disse:

    Amigo, ganhei um multimídia c/ câmera de ré (ambos originais do corolla), porém não veio o cabo p/ interligar os dois. Pode ser qualquer fio , ou tem q ser um cabo específico?

  • ronaldo disse:

    ola paulo, td bem? ´´e só vc ligar o fio do dvd no positivo da luz de ré

  • Roger disse:

    Boa noite!!

    Instalei câmera de ré, mas quando engato re, a imagem não aparece na tela como primeira opção, exemplo se o aparelho estiver ligado no rádio ou DVD não sai e vai pra imagem da câmera de ré, mas se eu colocar no AV e engatar re ele aparece na opção AV.

    Quero saber como faço pra quando engatar ré , que saia automático do DVD ou rádio e apareça a imagem da câmera de ré?

  • Indianara disse:

    Oi Td bem? Minha câmera tava funcionando legal, no outro dia fui dár Re e não apareceu a imagem apenas uma tela toda azul. O que faço?

  • finalmente encontrei o multimidia que procurava muito bom ,meu carro saindo do capoteiro ja vou providenciar este pioneer avh-x5780tv,vc deu uma verdadeira aula um verdadeiro passo a passo so uma pergunta amigo e frente destacavel?

  • Douglas disse:

    Boa tarde amigo,
    A minha camera de ré é igual a do vídeo…Fiz tudo como você explica mas quando engato a ré não há reza braba que faça aparecer o vídeo no DVD da minha central multimídia….Tem como eu testar por fora se a camera está funcionando normalmente?

  • Paulo Rita dos Santos disse:

    Ótimo vídeo estou querendo comprar uma câmara para instalar em outro carro da família, pois que saber tenho instalado em outro veiculo quando engato a ré o meu retrátil abri e quando de segado ela fecha (faz tudo automaticamente), preguntei ao câmera que tenho instalador se esta função é comando da câmara ou da multimídia, vou instalar em pioneer AVH-P5280BT, sera que vai como funciona no outro carro, fico no aguardo para comprar ou não.
    Grato.

  • Marcelo disse:

    Galera por favor, como faço pra puxar o fio vermelho para ligar na camera de re do dvd, ja que o fio do vídeo nao vem mais com o fio vermelho?

  • Gian disse:

    Bom dia, eu instalei minha camera como vc explicou acima em um corolla automatico, e a mesma ficou acendendo a luz do ré continuamente alem de ficar bipando e indicando ré no painel e até loquiando na mudança das marchas, aí desingatei o fio avermelhado que vc falou para colocar junto da alimentação, o problema parou, mas eu tenho de ligar a camera no botão liga desliga cada vez de dar ré, oque posso fazer para solucionar?

  • edson disse:

    Gostei muito agora eu sei, muito bom

  • Paulo Ricardo da Conceição disse:

    Bom dia,minha câmera de ré não tem o foi vermelho, quando engato a ré não reconhece na hora preciso entrar no sistema e mudar para câmera

  • Jozelito Fernandes disse:

    Muito legal… Estou com uma câmera para instalar no meu Gol Bola, e depois que vi as informações da Tuning Parts,vai ser fácil,eu mesmo vou fazer a instalação! Obrigado

  • Paulo Henrique Messias disse:

    Minha câmera de ré veio com fio rca de conector mais fino e sem o fio vermelho? Como faço para ligar no meu positron sp8960nav no fio reverse ?

  • Alex Cardoso disse:

    Olá, Boa tarde, tenho um DVD napoli que tem 3 fios com as seguintes nomenclaturas (key GND, Key 1, Key 2) sabe me dizer para que serve esses fios?

  • Bruno disse:

    Bom dia amigo!
    Comprei este kit, onde vem tambem uma tela LCD e uma camera extra, frontal.
    A fronta não consigo instalar. Não sei onde conectar os fios. Poderia me ajudar?

  • igor barreto disse:

    bom, instalei um camera de ré no espelho e só funciona com carro desligado, se ligar o carro e engatar marcha ré fica piscando o espelho e não funciona a camera, o que pode ser?

  • Douglas Castro disse:

    Boa tarde,tenho uma duvida!instalei uma câmera de ré dessas no meu carro.ela esta funcionando direitinho o problema e que a imagem so e visualizada quando o som está ligado.gostaria que ela funcionasse quando o som estivesse desligado e aparecesse apenas a imagem ao engatar a ré.tem como?obrigado

  • Anderson Clayton Maia disse:

    Bom dia, Eu tenho um aparelho Midi japan 1015, coloquei a câmera de ré, Mas ela não esta acionando a câmera quando engatada a ré, Eu tenho q colocar na função para entra a câmera! Oque pode está acontecendo? desde de já agradeço!

  • Bruno disse:

    Olá…
    Minha câmera é igual a das imagens, fica no parachoque por furo. Porém as linhas não ficaram rente ao chão, este tipo de câmera tem regulagem? Como posso ajustar?

    Agradeço, excelente post

  • jakson disse:

    Ola poderia me ajudar queria tirar a câmera do sistema re posso colocar acionamento através de um botão o que fazer obrigado

  • Luiz junio disse:

    Quando for instalada em um GPS o que fazer com o fio vermelho que fica solto

  • José Martins de Oliveira disse:

    Boa noite estalei uma câmera nun dvd booster 8360 e quando eu ligo a ré o dvd liga e mostra a imagem ate ai certo só q ele já fica ligado ja não desliga eu trocando de marcha queria dexa ele pra liga só quando eu quiser

  • Debora disse:

    Boa noite, comprei uma câmera de ré com infravermelho com retrovisor e sensor. Pelo dia ela funciona normalmente, porém a noite a imagem fica piscando no retrovisor. O que poderia ser?

  • Sérgio Antonio Celestrino disse:

    Olá, boa tarde, Comprei o multimidia da multilaser com a camera de ré inclusa. A camera não vem mais com os cabos vermelhos do vídeo. Instalei normalmente porém liguei o cabo de vídeo, a alimentação e o cabo laranja do chicote. Com isto o som desliga quando ligo a lanterna do carro e habilita a camera. Se está com a lanterna desligada funciona as funções do multimidia e não funciona a camera. Vc pode me ajudar. Grato.

  • Bruno disse:

    Ótimo video, instalei tudo conforme o video, como não vinha o fio vermelho, liguei um outro fio do som até a o fio da ré. mas tive um problema, tudo funciona perfeitamente quando ligo o carro, porém ao acender o pingo ou o farol o video da camera some, e fica a menssagem sem sinal. Gostaria de ajuda.

  • Benedito Arrais Barros disse:

    excelente com certeza vou fazer meu primeiro teste, .

  • Carlos Eduardo luiz disse:

    amigo.por.favor.envie.dicas.de.instalacao.camera.de.re.gps.aquarus.discoveri.4.3.tv.digital.os.cabos.sao.diferentes.por.favor.envie.para.o.meu.email

  • gostei muito do site e do conteudo, espero estar acessando a mais novidades..

  • Cristovão disse:

    Amigo, comprei uma Central s160 Android para o HRV e a câmera não funciona, fiquei sabendo que tem que fazer um amacete, teria com vc me ensinar?

  • Adilson disse:

    Bom dia. Meu cliente comprou uma câmera de re de vcs e ao tentar instalar na central multimídia do Chevrolet cruzer dele não indentifiquei o fio para ligar ao vermelho da câmera junto ao de video . saberia me dizer qual fio da central motor one M1 LIGO ao vermelho da câmera?
    Desde de já agradeço .
    Bom dia.

  • Maicon Nissel disse:

    Boa tarde amigo, acabei de ver o vídeo e ficou muito bom, bem didático. Mas fiquei com uma dúvida eu comprei uma central multimídia marca Napoli, modelo MPCC-D722BT, e ela não veio com o cabo reverse identificado no cabo , queria saber se tem outro nome ou um modo de descobrir qual cabo é o reverse?

  • Anderson Ponciano disse:

    Boa noite…fiz uma instalação com todos os detalhes possíveis e bem simples, porém a distância final ficou superior a 1,20 qdo chega no stop ainda tem 1,20 de distância da parede.
    Existe uma maneira de regular isso?
    Está instalado numa central no Honda Civic 2009.

  • luciano disse:

    bom dia !
    comprei uma câmera de ré porem não encontrei saída de re no meu radio e um pósitron sp6110 Av
    terei que trocar o radio para poder usar a câmera ?

  • Flavio disse:

    Bom dia tenho um dvd napoli fiz a instalação tudo certinho mas quando eu enagto a marcha ré a tela da camera nao aparece automaticamente tenho qe colocar manual liguei o rca da camera no rva do aparelho o fio preto da camera no negativo e o fio vermelho da camera no fio marrom do dvd e no positivo da luz de ré do carro

  • Guilherme Morales disse:

    Bom dia,

    Comprei uma central multimídia pra um corolla 2016 e instalei com base no seu vídeo.
    Porem tive um problema. O cabo de video da câmera de ré de um lado ele é ligado igual ao seu, com o plug vermelho, liguei na luz de ré e ficou 100%. Porem a ponta que vai no aparelho, não tem um fio vermelho, apenas o plug rca amarelo.
    Então qdo engato ré a central não entende.
    Se ligo a câmera de ré na entrada de video auxiliar e engato ré ela liga e aparece certinho.
    Mas o processo de mostrar automático o video quando engato ré não esta funcionado.
    Tem alguma dica de como resolver?

    Grato e parabéns pelo Vídeo.

  • ADEMIR RODRIGUES disse:

    Boa noite ou bom dia gostaria de saber si vocês poderei me ajudar, eu estalei uma câmera de ré com infra-vermelho no meu carro só que esta com mau contato, o problema e que quando estou dirigindo a câmera fica abrindo a tela retrátil do radio booster 9780 da câmera de ré mais sem imagem,si eu acionar a seta do carro pra direita ou esquerda a câmera de ré quer abrir e quando eu uso o freio também,eu liguei o negativo da câmera na lata do carro, e o positivo na luz de ré, o fio amarela na entrada de câmera do radio e puxei da luz de ré positivo um fio até o radio no reverte, quando engata a ré funciona perfeitamente a câmera de ré o problema e a tela do retrátil ficar querendo abrir a câmera toda hora que estiver dirigindo, para ou estacionando funciona perfeitamente o problema é como parar que faça isso quando tiver dirigindo si puder me ajudar agradeço.

  • Felipe Altéa disse:

    Olá, parabéns pelos conteúdos publicados são muito bons.
    Instalei uma câmera de ré na minha multimídia, porem o cabo rca não tem o fio vermelho nas pontas e não consigo fazer funcionar a câmera. A única alimentação 12v é feita na câmera pelo positivo da ré.
    Preciso alimentar algum fio junto a multimídia? Qual deve ser? Desde já obrigado.

  • Afonso gomes disse:

    ola boa tarde foi feito a instalacao da camera de re no meu carro,,so quando eu retorno a marcha pra primeira fica aparecendo uma tela preta na central ai tenho apertar um icone na tela pra voltar as musicas,oque pode ser

  • marcos disse:

    a câmera de ré dá para ser instalada no display multimídia original da saveiro VW?

  • Vinicius disse:

    É necessario instalar bem no centro do parachoque, ou pode ser na direção da lampada da placa? O que muda na imagem

  • jose egibson disse:

    amigo minha kit multimidia tem varis fio queria saber qual delis e o reverse da camera azul com lista branca -amp tem 3 laranja key- key2- brak control marrom back car. se puder mim ajudar meu aparelho e o hetzer s500 desde ja eu agradeço

  • wendel da rocha colodete disse:

    BOA TARDE FIZ ESSE PROCEDIMENTO DE ACORDO COM O SEU TUTORIAL, QUE ALIAS FICOU MUITO AUTO-EXPLICATIVO, PORÉM DEVO TER LIGADO ALGO ERRADO, POIS AO LIGAR O APARELHO E ENGATAR A RE A IMAGEM NÃO APARECE, SO APARECE SE EU ACIONAR A CAMERA DO APARELHO, TEM ALGO QUE LIGUEI ERRADO? MEU APARELHO MULTIMIDIA E DA SONY

  • diogo kappaun disse:

    ola tenho um problema em localizar o fio reverse no hbuster 9810 alguêm sabe qual é? puxei o positivo para o fio que diz marcha ré mas o rádio não abre sozinho a tela e imagem

  • carlos disse:

    boa tarde, excelente video, muito bem explicado, gostaria de apenas uma informação, já tenho instalado camera de ré no logan 2013, porém, ela queimou acho, preciso só trocar a camera, porém manter toda instalação já feita, tem como só trocar a camera de ré, utilizando os cabos já instalados até media nav do logan, caso se possivel, como devo proceder ou onde comprar apenas a camera

  • Alessandro disse:

    Bom dia.
    Instalei a câmera de ré e o sensor de estacionamento, e o problema é que tem hora que a imagem aparece tem hora que não e o sensor de estacionamento as vezes fica bipando o tempo todo mesmo sem nenhum obstáculo atrás, se puderem me ajudar agraço muito. obrigado.