18
ago
2014

Conheça 5 tecnologias que deixaram os carros de hoje mais eficientes

Os carros estão presentes na vida dos seres humanos há muitas décadas, porém, a tecnologia empregada na construção e utilização desses veículos mudou significativamente com o passar do tempo. Enquanto antigamente os carros consumiam muito e tinham pouca eficiência e autonomia, hoje temos modelos extremamente confortáveis que conseguem fazer muito com menos energia. Quer saber quais são as tecnologias que deixaram os carros de hoje tão eficientes? Confira no texto a seguir:

Direção elétrica

Uma das grandes novidades dos carros modernos, trazendo muito conforto para quem dirige, a direção elétrica ainda reduz o consumo de energia em relação a uma bomba hidráulica convencional. Esse sistema está sendo adotado por praticamente todas as montadoras do planeta e a redução do consumo de combustível chega a 3,5%. Muitos dizem que esse tipo de direção não dá um “feedback” adequado dos pneus ao motorista, especialmente em curvas altas ou com baixa aderência, porém a tecnologia continua em movimento e engenheiros já estão melhorando essa sensação, tornando esse item imbatível para a direção confortável.

direção-hidraulica

Compressor elétrico de ar-condicionado

O ar-condicionado é historicamente um grande ladrão de energia do motor, mas essa nova tecnologia alterou o paradigma e o quadro já não é mais o mesmo. No entanto, por enquanto, apenas veículos híbridos e elétricos usam esse compressor elétrico, porque o acessório requer alta tensão. Porém, a tendência é que isso se espalhe e em alguns anos o ar-condicionado deixe de ser um vilão da eficácia.

Botão-do-ar-condicionado

Turbocompressores

Em termos de eficácia, o futuro pertence aos turbos. Eles reutilizam uma energia que ia ser desperdiçada através do escapamento dos gases e têm a vantagem de não estarem ligados de forma mecânica ao motor, permitindo às turbinas conseguir rotações muito mais altas que as do virabrequim. Os ganhos em relação aos compressores mecânicos são excelentes.

Aerodinâmica

Essa é uma evolução tão visível quanto eficaz na busca de um melhor desempenho dos veículos. Um carro com menor arrasto em termos de aerodinâmica requer muito menos energia para manter seu movimento e bebe muito menos combustível consequentemente. De brinde, ainda é mais silencioso quando corre.

A evolução é notória em vários aspectos: assoalhos selados, retrovisores com design trabalhado, rebaixamento de traseira, aerofólios e redução de vãos. São muitas as alterações e maiores ainda os ganhos.

Redução de peso

Um carro mais leve acelera mais e consome menos. Isso parece óbvio, não é mesmo?  Na última década, a indústria automobilística conseguiu dar um belo salto nessa área, produzindo chapas únicas em várias espessuras com utilização de metais de alta resistência e com menos material, permitindo que o custo não se eleve.

Com a evolução da indústria dos automóveis, podemos prever que cada vez mais teremos carros que rodam mais e gastam menos, tornando os custos-benefícios cada vez melhores ao consumidor final. Quando a tecnologia é utilizada em nosso favor, temos resultados surpreendentes que podem alterar os paradigmas do estilo de vida que temos e acabar por fazer-nos mais amigos da natureza. Curta seu carro cada vez mais sem culpa e medo: a indústria automobilística evolui para todos! E siga o nosso instagram – lojatuningparts


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.