26
jun
2014

Entenda o que é nitro e como ele funciona no seu carro

Você gosta de carros com motores “envenenados”, que correm muito mais velozes do que da maneira como saíram das fábricas? Então você já deve ter ouvido falar sobre nitro. O recurso realmente aumenta o desempenho do motor no momento quando é utilizado, fazendo com que o automóvel desenvolva muito mais velocidade nas estradas. Mas você saberia dizer o que exatamente é o nitro e como ele funciona? Então, leia o artigo a seguir e entenda mais sobre o assunto.

O que é nitro?

O nitro, na verdade, é uma abreviação para como o óxido nitroso (ou protóxido de nitrogênio) é chamado no meio automobilístico. Esse gás é incolor e se apresenta na natureza com duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, consistindo na fórmula química N2O.

Nos seres humanos, esse composto químico tem ações anestésicas fracas quando inalado, mas traz efeitos analgésicos mais significativos e diluição sanguínea pouco eficaz. O gás ainda pode aumentar a frequência respiratória e, se administrado isoladamente, pode aumentar bastante o fluxo sanguíneo cerebral e a pressão intracraniana. Como agente inalatório, é usado na área médica e odontológica, mas no setor industrial é famoso o seu uso nos motores dos carros.

nitro-1

Por que o nitro é usado nos motores de automóveis?

O óxido nitroso, apelidado carinhosamente de nitro pelos amantes dos carros possantes, é empregado em motores à explosão (ou combustão interna) com o objetivo de aumentar sua potência e, com isso, aumentar de forma instantânea o torque e o desempenho da máquina.

O gás fica armazenado dentro de um cilindro, o qual na maioria das vezes é instalado no porta-malas do carro, e é acionado em um momento determinado pelo condutor do veículo. Como decorrência do processo, o gás liberado provoca uma explosão muito maior dentro da cada câmara de combustão do motor “envenenado”, e o carro chega a altas velocidades. O ganho de potência pode chegar a até 40% sobre o normal da máquina, perdurando por um período de 15 a 45 segundos, dependendo do tamanho do compartimento traseiro, mas aumentando até 80% do consumo de combustível ao longo do processo, em compensação.

nitro-2

Como o nitro funciona?

No cilindro, o nitro fica armazenado na forma líquida e sob uma altíssima pressão. Quando o motorista aciona a liberação do nitro, através de um controle no painel do carro, o N2O em estado líquido é desprendido por uma válvula até o motor do carro, onde se transforma para o estado gasoso.

Nesse processo, o gás resfria o ar interno do equipamento e, como gases frios ocupam menos espaço, permite-se com isso maior injeção de combustível e mais moléculas de oxigênio no mesmo volume, criando um aumento da massa de comburente para a queima. Além dessa ampliação volumétrica da mistura de gás, combustível e oxigênio, a baixa temperatura reduz a densidade da combinação e ainda presta grande auxílio na refrigeração do motor, que passa a operar com mais potência sem correr o risco de esquentar e fundir.

E você, está pensando em comprar e instalar um sistema de nitro em seu possante? Saiba que você só poderá usá-lo quando o veículo estiver próximo de sua velocidade máxima de fábrica, e mesmo assim apenas em pistas com longos espaços retilíneos.

A ativação do nitro no motor proporciona um efeito de arrancada no carro, que passa instantaneamente a imprimir muito mais celeridade. E visite o site da Tuning Parts.


POSTADO EM Funções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.