30
jan
2014

GPS: entenda como funciona

Quem nunca se perdeu achando que conhecia o endereço ou mesmo que encontraria facilmente aquela loja em promoção indicada em meio ao trânsito caótico? Graças ao GPS isso ficou no passado, junto de endereços anotados em papeizinhos jogados no interior do carro ou velhos guias de ruas com mapas difíceis de serem decifrados. Com esse aparelho, é possível verificar o trajeto e ainda obter detalhes do trânsito, presença de radares e descobrir um caminho mais curto.

Decifrando o aparelhinho

Apesar de os aparelhos serem conhecidos como GPS, sua correta nomenclatura é ‘navegadores’. A tecnologia, sim, é o verdadeiro GPS (Global Positioning System). Ela utiliza satélites ao redor da Terra e, por meio de uma troca de sinais com o navegador do carro, que envia sinais de volta para esses satélites, é feita a localização precisa do seu veículo. Nessa troca são feitos os cálculos de latitude e longitude, bem com a opção de melhor caminho entre um ponto e outro.

Essa tecnologia se apoia em três elementos:

– espacial: uso de 24 satélites em órbita para o envio das informações mais três satélites reservas;

– controle: cinco estações pelo globo terrestre que atualizam a posição dos satélites e sincronizam seus relógios atômicos (relógios esses que calculam o tempo com exatidão em milésimos de segundo);

– receptor: é o navegador (aparelho) que mostra sua posição, hora e demais recursos.

Tanto os satélites como os navegadores possuem um relógio interno que marca precisamente a hora. Por meio da troca de sinais – que viajam na velocidade da luz – entre o satélite e o aparelho no carro, o receptor calcula a distância do motorista para a do satélite. Como a posição dos satélites é constantemente atualizada, é possível também calcular a sua posição exata, com erros que não ultrapassam 20 metros.

GPS-3

Tudo é matemática!

Matematicamente, os cálculos são baseados no sistema de triangulação entre pontos de referência dentro de um círculo no mapa onde você está. Quando calculados outros dois pontos de referência próximos à sua localização, o triângulo é feito e, por meio de outros cálculos tridimensionais e a leitura dos mapas no sistema do navegador, os satélites encontram você!

Quatro satélites trabalham em conjunto simultaneamente (os mais próximos de sua localização), sendo três para localização exata e um calibrando o sinal do receptor. Os demais satélites podem estar mais distantes de você, dependendo da sua localização e, desta forma, o usuário sempre será “enxergado” por pelo menos quatro, que sempre ficarão disponíveis.

Modelo ideal

Agora que você já sabe como o sistema GPS funciona, é preciso analisar quais são suas expectativas e de que forma pretende usar seu navegador. É a trabalho ou para as férias com a família? Vai usar na estrada ou na cidade? Quantas horas diárias de uso? Para todas essas perguntas, há um modelo específico com mais ou menos recursos.

GPS

Se você costuma dirigir trajetos curtos e pretende usar seu GPS somente no carro, opte por um que possa ser recarregado no acendedor de cigarros. Se pretende utilizá-lo numa trilha de bicicleta, por exemplo, escolha um com bateria de três a quatro horas de duração.  Outra coisa que deve ser levada em consideração é o mapa a ser utilizado. Opte por modelos que tenham mapas das cidades onde você costuma andar.

Dê, ainda, preferência por aparelhos que possam ser atualizados via internet e que ofereçam tais atualizações periódicas gratuitas ou com preços camaradas. Periodicamente é preciso atualizar o software de mapas (geralmente a cada seis meses), já que muitas ruas sofrem mudanças na direção, de radares, dentre outros fatores. Quanto mais rápida for a velocidade do processador, melhor a rapidez no cálculo das rotas.

Entretenimento a bordo

Para quem passa bastante tempo dirigindo ou mesmo curte uma distração nas pausas dos congestionamentos, nada melhor que um navegador bem equipado. Modelos com tocadores de MP3, TV digital e vídeos são ideais para diminuir o stress do trânsito ou distrair as crianças que ficam impacientes dentro do carro. Neste caso, escolha telas maiores. As de 7 polegadas são perfeitas para assistir seu programa preferido enquanto o trânsito não flui. Opções com alto-falantes para celular via bluetooth, guia turístico e indicador de trânsito são ótimas pedidas entre os modelos mais top de linha. Certamente você estará superequipado!

Outros pontos também são essenciais na escolha do melhor modelo: a qualidade do sinal, o design e a praticidade no manuseio.

Agora ficou mais fácil entender como o GPS te dá coordenadas tão precisas, não é? Compartilhe sua opinião com a gente e confira nosso canal no YouTube! Até a próxima! 


POSTADO EM Funções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.