25
set
2014

Melhores Tecnologias para Espelhar Smartphones nos Carros

Ficar dentro dos automóveis em congestionamentos pode não ser algo desagradável, desde que a Central Multimídia no veículo tenha capacidade de refletir celulares inteligentes, ou seja, demonstrar ao monitor (DVD) os conteúdos do dispositivo móvel, gerando lazer aos motoristas e passageiros. Na sequência, conheça 3 melhores tecnologias para espelhar smartphones nos carros.

1 # Mirror Link

Está entre as melhores tecnologias para espelhar smartphones nos carros. Popular por se adaptar à grande parte dos dispositivos móveis com Android como sistema operacional. IP, USB, Wi-Fi, Bluetooth e Real-Time-Protocol são apenas algumas das tecnologias usadas no Mirror Link.

O projeto original começou no final da primeira década do século XXI. Foi projetado aos veículos alemães de início, embora sua base tenha sido desenvolvida nos Estados Unidos. Destacável por causa da qualidade ao áudio. Espelha em tempo real, literalmente. Veja como funciona o Mirror Link, clique aqui.

2 # CarPlay

“CarPlay é iOS automotivo”. Padrão desenvolvido pela Apple, a permitir que os dispositivos executem sistema operacional nos monitores dos automóveis. Destaque entre as melhores tecnologias para espelhar smartphones nos carros.

CarPlay está disponível aos iPhones que operam com iOS 7.1, ou sistema posterior. Apresentado na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), em 10 de junho de 2013.

Mas, apenas mais tarde foi nomeado com nome “CarPlay”, ao lançamento para o público (3 de março de 2014), no Salão Automóvel de Genebra.

Objetivo CarPlay é fornecer acesso direto à funcionalidade do dispositivo iOS, em controle e uso, diretamente, via sistemas de controle. Esta integração é voltada às diversas funções que incorpora tal tecnologia.

O vice-presidente sênior da Apple, Eddy Cue, anunciou que grandes fabricantes planejam incluir esta funcionalidade, a partir de 2014.

No lançamento, em Genebra, Apple confirmou que Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo seriam os primeiros fabricantes com modelos compatíveis ao CarPlay.

Ferrari foi primeira a entregar versão totalmente funcional, no dia 8 de setembro de 2014.

Antes, em abril, a Pioneer Corporation anunciou que iria fornecer atualização de firmware ao CarPlay, embora sua grande novidade até o momento, Central Multimídia, AVIC-F960BT, funcione apenas no Mirror Link, ou seja, em certos dispositivos móveis com sistema Android.

3 # Android Auto

Android Auto merece destaque entre as melhores tecnologias para espelhar smartphones nos carros. Padrão Google a permitir aos dispositivos móveis executarem o sistema operacional Android (versão L, ou posteriores) em automóveis.

Anunciado dia 25 de junho de 2014, no Google I/O 2014.

Android Auto oferece aos motoristas controle sobre mapeamento GPS / navegação, reprodução de música, SMS, telefonia e pesquisa na web. Funciona em Centrais Multimídias com touchscreen.

Auto Android faz parte da Open Automotive Alliance, um esforço conjunto com 28 fabricantes de automóveis e fornecedores de tecnologia móvel. Os primeiros carros serão lançados no final de 2014.

Em vez de executar em sistema operacional próprio, a tecnologia serve como monitor externo ao dispositivo Android, que roda o software, com apresentação de interface aos usuários específicos do carro, visual construído para Android L.

Por causa deste recurso tecnológico, o dispositivo móvel terá acesso aos vários sensores e às diversas entradas do automóvel. Entre os destaques do Android Auto vale ressaltar:

Alta qualidade de GPS e antenas;

Controles de volante;

Sistema de som;

Alto-falantes direcionais;

Microfones direcionais;

Velocidade da roda;

Antenas móveis.

Os fabricantes de automóveis que prometem Auto Android em seus carros incluem:

Abarth;

Acura;

Alfa Romeo;

Audi;

Bentley;

Chevrolet;

Chrysler;

Dodge;

Fiat;

Ford;

Honda;

Hyundai;

Infiniti;

Jeep;

Kia;

Maserati;

Mazda;

Mitsubishi;

Nissan;

Opel;

Renault;

Škoda;

Subaru;

Suzuki;

Toyota;

VW;

Volvo.

Não se esqueça de visitar o site da Tuning Parts – conheça novidades em tecnologia para automotivos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)


POSTADO EM Novidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • gustavo disse:

    Otimo post amigo,
    se me permite uma duvido…
    Gostaria de saber as limitações do android auto quanto a app como o waze e o uber.
    E se é mais jogo comprar um pionner com android como sistema ou um com android auto