16
out
2014

MirrorLink: O que é? Como Funciona?

MirrorLink consiste no sistema que serve para integrar celulares, tablets ou outros dispositivos móveis nas Centrais Multimídias dos carros. Em plataformas aplicativas os motoristas e passageiros interagem com aparelhos enquanto se encontram dentro de veículos.

O MirrorLink utiliza conjuntos de tecnologias importantes, tais como IP, USB, Wi-Fi, Bluetooth, entre outros. Além disto, usa VNC (Virtual Network Computing) no protocolo da linha de base, para exibir a interface dos aplicativos de smartphones nas telas.

 

 

Jörg Brakensiek: Inventor do MirrorLink

Tal sistema começou como projeto de pesquisa. O pesquisador Jörg Brakensiek, a partir do Nokia Research Center, nos Estados Unidos, gerou resultados positivos ao implantar MirrorLink, para domínio de automóveis na Alemanha.

A abordagem inicial, realizada por Bernd Steinke e três estudantes, continha três protocolos especializados: 2D, 3D e Media.

Suporte para composição aos gráficos 2D via X11 foi necessário às exigências do dispositivo de origem, ou seja, ao no Nokia N800.  Mas, Open GL ES também esteve presente para tornar rápido aos gráficos 3D.

High Definition Media Streaming foi implementada via Open MAX, além do controle de banda lateral cronometrado, para permitir sincronia à transmissão do arquivo de vídeo original, sem transcodificação.

Em paralelo, a empresa CE4A, que tinha visto os resultados iniciais positivos, contatou a Nokia. As primeiras ideias foram utilizas no Nokia N810 Internet Tablet, na Conferência IEEE CCNC, de 2009.

Junto com outros dois pesquisadores, Raja Bose e Keun-Young Park, da Nokia Research Center, em Palo Alto, na estreita colaboração com Consumer Electronics for Automotive, surgiu o conceito Modo Terminal, divulgado no Frankfurt International Auto Show (IAA).

A primeira integração com um carro foi apresentada no Salão de Automóveis de Genebra, em março de 2010, utilizando Nokia N97.

Em julho, o Modo Terminal esteve integrado ao VW Passat, durante o MobileBeat 2010.

A colaboração entre Nokia e CE4A no modo terminal levou à formação do Car Connectivity Consortium, que reuniu os principais players da indústria automotiva e de dispositivos móveis.

Surge o MirrorLink

Em 12 de setembro de 2011, o Modo Terminal foi renomeado como MirrorLink e se tornou marca comercial, de propriedade do Car Connectivity Consortium.

Por volta de maio do ano posterior (2012), o Car Connectivity Consortium, com 56 membros, incluiu ao sistema quase todos os principais fabricantes de automóveis e dispositivos móveis no mundo.

Padrão Global: Car Connectivity Consortium MirrorLink

Car Connectivity Consortium se formou para estabelecer um padrão de indústria, à certificação de aplicativos e dispositivos seguros, úteis aos condutores.

O esforço em conjunto dos fabricantes de automóveis e celulares desenvolveu padrão aberto, para definir operações de smartphones ligadas aos carros.

Atualmente, MirrorLink trabalha sem problemas em boa parte dos telefones com sistema Android.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fonte: Mirrorlink.com


POSTADO EM Funções

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.