3
fev
2015

Parachoque de impulsão: Para que serve?

Parachoque de impulsão está nos melhores veículos 4X4.

Ao contrário do que o nome sugere, este equipamento não serve para gerar maior velocidade.

É possível comprar parachoque de impulsão nas concessionárias. Mas quem precisa economizar e ter alta personalização pode apostar nas réplicas, presentes de modo abundante no mercado.

parachoque-de-impulsão

Para que serve parachoque de impulsão?

Parachoque de impulsão serve para diminuir os impactos que ocorrem na frente do carro, o que nos casos de Rally ou aventuras OFFROAD é quase uma constância.

Este item também tem o nome de quebra-mato.

A nomenclatura “quebra-mato” surgiu por causa do exército brasileiro, que usava parachoque de impulsão não apenas para proteger os veículos militares como também remover obstáculos no caminho: Carros velhos, pedras, troncos, animais mortos, etc.

parachoque-de-impulsão

Parachoque de impulsão – Objetivo estético

De fato, parachoque de impulsão traz certo nível de proteção para a parte da frente do carro. Porém, sua grande utilidade nos dias de hoje é estética.

Estes acessórios servem para diferenciar o desenho automotivo ao trazer tendência esportiva, moderna, jovial e selvagem.

Atualmente, carros de diversos portes possuem parachoque de impulsão, os fabricantes apostam neste adicional para impressionar no design automotivo dos grandes lançamentos de mercado.

parachoque-de-impulsão

Parachoque de impulsão – Iluminar a pista

Existem entusiastas 4X4 que possuem parachoque de impulsão para instalar faróis extras, fazendo o jipe ficar com cara mais agressiva, além da luz adicional a auxiliar aos motoristas OFFROAD ou condutores normais que se encontram perdidos nas estradas de terra, nos períodos noturnos.

Faróis, guinchos, suportes para macaco, enfim, parachoque de impulsão tem diversas funcionalidades para veículos grandes.

parachoque-de-impulsão

Parachoque de Impulsão – Ontem e Hoje

Em tempos antigos apenas os jipes tinham parachoque de impulsão, visto que o objetivo do equipamento era ajudar as tropas militares a se locomoverem por locais com acessos restritos.

Com o passar do tempo o parachoque de impulsão apareceu nos veículos 4X4 rurais, também por conta do objetivo de ajudar na locomoção, e claro, proteger a parte frontal dos carros.

Hoje em dia o parachoque de impulsão virou sinal de status. Até pessoas com veículos menores e urbanos apreciam a ideia de colocar este equipamento. Não é difícil encontrar automóveis como FIAT UNO, por exemplo, com parachoque de impulsão.

Atropelamentos e Parachoque de Impulsão

Os especialistas não sabem ao certo se parachoque de impulsão piora ou diminui os danos nos atropelamentos. A maioria dos críticos indica que o acessório defende a parte frontal do carro, mas traz danos pesados às vítimas de colisões no trânsito.

Por outro lado, existem àqueles que acreditam no parachoque de impulsão como um verdadeiro escudo para que os pedestres atropelados não encostem na parte da frente do carro, que pode estar quente ou molhada.

De forma prática, parachoque de impulsão representa um tema polêmico do mundo automotivo, debatido de modo frequente por organizações sérias que administram o trânsito.

Parachoque de Impulsão – Plástico ou Metal?

Assim como a maioria dos equipamentos automotivos, o parachoque de impulsão é alvo de constante inovação no mercado. Por exemplo, desde a metade da primeira década do século XXI, veículos como Land Rover Discovery 4, na Europa, trazem parachoque de impulsão homologado de modo correto por fabricantes, ou seja, testados e aprovados conforme rigorosos padrões de qualidade.

No velho continente há especificações legais que obrigam os parachoques de impulsão a terem revestimentos de plástico resistentes para a melhor proteção contra impactos, não apenas nos carros, como também em pedestres vítimas de atropelamentos.

Por outro lado, países como Inglaterra, e até mesmo Brasil, trazem legislação na qual é permitido ter no carro parachoque de impulsão composto com estrutura metálica, um verdadeiro perigo aos pedestres que sofrem atropelamentos.

Airbags e Parachoque de Impulsão

itens-de-serie-do-carro

A tecnologia luta ao parachoque de impulsão funcionar em convergência com o sistema de segurança. Um dos grandes problemas registrados no mercado é que em alguns carros o parachoque de impulsão impede o airbag de ser acionado nos casos de colisões.

Existem veículos, como o ECOSPORT, por exemplo, que demonstraram problemas nos testes do sistema de airbags em consequência dos parachoques de impulsão.

Na prática este é um grande desafio do mercado atual: Fazer parachoque de impulsão que funciona com eficácia quanto ao acionamento dos airbags.

Parachoque de Impulsão: Falta de Critério

O problema do parachoque de impulsão no Brasil não está no acessório em si, mas na falta de critério.

O Código de Trânsito Brasileiro, ou mesmo as autoridades legais, ignoram qualquer especificação sobre os critérios de uso, tipos de materiais, entre outros elementos importantes, como ocorre nas regras de certos países europeus, por exemplo.

Brasil sofre com carência de claridade técnica sobre as motivações de usar parachoque de impulsão. Sem regras, surgem produtos ineficazes que ao invés de ajudar trazem grandes problemas aos pedestres e motoristas.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião na parte de baixo desta página! Não esqueça de visitar o site da Tuning Parts e conhecer ou comprar acessórios de carros. Temos promoções exclusivas para você!

Fontes: 4x4brasil.com.br


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Moises disse:

    gostei da matéria sobre parachoque de impulsão, se tivesse lido antes não teria comprado o acessório, pois pode prejudicar o funcionamento do airbag, o fabricante do acessório (bepo) não menciona nada a respeito em suas especificações do produto.

  • Luciano macedo disse:

    A polícia rodoviária federal usa para choque de impulsão em carros sedan . qualquer pessoa pode usar?

  • Juarez José Miranda disse:

    muito boa sua explicasao