15
set
2014

Placa Preta no Veículo: Como Colocar?

Quem deseja colocar placa preta de maneira provável quer colecionar. Este adicional faz com que o veículo desvalorizado no passado aumente seu valor ao presente. Para conseguir placa preta é preciso seguir procedimentos oficiais.

Interessante notar que este tipo de item aumenta o valor do carro antigo em níveis consideráveis, por consequência faz colecionadores terem um bem valorizado na garagem.

De acordo com a legislação vigente, em terras nacionais a placa preta serve para identificar veículos colecionáveis. Quem visita exposição de modelos antigos pode conferir que grande parte das mostras tem placa preta.

Regras do Denatran: Placa Preta

Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) indica que carros precisam ser originais para conquistar a condecoração, do contrário não há possibilidade de emplacar com placa preta. Até mesmo a pintura consegue desclassificar um desejo de tornar o veículo colecionável.

Interessados em placa preta têm sonho difícil ao considerar as regras burocráticas do Denatran, que obrigam aos motoristas estarem com documentos nas mãos a comprovar originalidade. Após receber placa preta, o veículo pode trafegar na rua sem maiores problemas.

A comprovação deve ocorrer ao Denatran e à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Ambos os órgãos realizam conjuntos de testes a credenciar. O clube de veículos antigos precisa autentificar nestes dois órgãos, de forma oficial. Apenas depois pode conceder Certificado de Originalidade.

30 Anos e Placas Preta

Após 20 anos em circulação não é preciso pagar o IPVA para renovar. Porém, apenas depois de 3 décadas está permitido viabilizar placa preta. Com documento e comprovante de compra / venda, motoristas conseguem comprovar a autenticidade.

Quantidade de Peças Originais: Placa Preta

No mínimo 80% das peças precisam ser originais na composição do automóvel para conquistar placa preta. Não se pode ignorar o fato de que os itens devem estar em plenas condições de uso (conservados), do contrário acontece reprovação dos analistas.

Esta etapa complica o processo, de forma principal porque carros antigos têm peças escassas no mercado.

Outro ponto a considerar: No mínimo 70% do veículo precisa estar conservado. Ou seja, carros que caem aos pedaços não conseguem placa preta, em principal porque poder público não autoriza o tráfego de veículos antigos, sem condições mínimas de uso.

Tenha em mente! Ferrugem é contraindicada ao processo de análise, assim como partes da pintura com novos tons a ocultar problemas na lataria. Não adianta tentar enganar, os analisadores são especialistas em identificar maquiagens do gênero.

Na grande parte das vezes, para conquistar o direito de placa preta existe necessidade de manter a cor original. Qualquer letreiro ou adesivo que não faz parte da composição de fábrica é peso considerável a conquistar placa preta.

Limpeza no Carro para Placa Preta

Para que o veículo consiga ultrapassar a análise à placa preta é preciso limpeza de forma qualitativa. Às vezes o carro está em perfeitas condições, mas traz sujeira ao extremo na parte interna e externa e por consequência deixa de ganhar placa preta. Não se esqueça de limpar bem antes de encaminhar à inspeção.          

De Olhos nos Itens de Segurança: Placa Preta

Itens de segurança não precisam ser originais, de forma principal porque as regras mudam frequentemente. Por exemplo, cinto de fábrica não é exigência nos exames.

Para colocar a placa preta encaminhe o veículo a qualquer clube com renome no mercado, conhecido por saber de modo profundo como funciona tal processo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.