A correia dentada é uma fita feita de borracha com dentes. Para que serve a correia dentada? Ela serve para sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas de acordo com a posição da árvore de manivelas, conhecida como virabrequim. Basicamente sincroniza a abertura e o fechamento das válvulas com o sobe e desce dos pistões. Como cada válvula possui um momento exato de abrir ou fechar, de acordo com o movimento dos pistões, ela recebe os “dentes” no momento exato para que não ocorra o choque entre eles.Por isso cada correia dentada tem um ... mais
A correia dentada é uma fita feita de borracha com dentes. Para que serve a correia dentada? Ela serve para sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas de acordo com a posição da árvore de manivelas, conhecida como virabrequim. Basicamente sincroniza a abertura e o fechamento das válvulas com o sobe e desce dos pistões. Como cada válvula possui um momento exato de abrir ou fechar, de acordo com o movimento dos pistões, ela recebe os “dentes” no momento exato para que não ocorra o choque entre eles.Por isso cada correia dentada tem um número de dentes específico para cada motor. A correia dentada fica se locomovendo entre as polias do virabrequim com o comando de válvulas.
O que acontece com o rompimento da correia dentada?
Quando a correia se rompe, perde-se o sincronismo das válvulas com o sobre e desce dos pistões, fazendo com que os pistões parem de funcionar, podendo ocasionar o choque deles com as válvulas, provocando o empenamento das mesmas e, até mesmo, a quebra. Nesse caso, você terá que fazer a retífica do cabeçote e o prejuízo pode variar de R$1.300 reais até R$ 8.000 reais dependendo do seu carro e do serviço a ser feito. Mas não é incomum que, com o rompimento da correia, seja necessário a
troca de pistões e bielas, que podem ser destruídos pelo choque com as válvulas.
Como prevenir para que isso não aconteça?
Para o motorista, não há sinal que antecipe o rompimento além das marcas de desgaste características (sinais de trincas na borracha ou lona desfiada) – que muitas vezes não podem ser vistas quando a correia fica protegida por uma capa. Porém, ressecamento ou montagem errada também podem ser fatais ao componente. Na TuningParts sugerimos para que nossos clientes façam a verificação da correia a partir dos 40.000 KM com a troca entre 50.000 e 70.000 KM. Sempre peça para que seu mecânico de confiança verifique a integridade da correia dentada.
Todos os carros utilizam correia dentada?
Não, nem todos os carros utilizam. Alguns modelos utilizam corrente de aço com maior duração, porém a troca é mais complexa e a corrente mais cara.
Além das correias dentadas, as Correias de Acessórios (alternador, direção hidráulica e ar condicionado) são fundamentais para o bom desempenho do carro.